sexta-feira, 23 de outubro de 2009

21 de Outubro- Sessão de júri CNO e Tertúlia





























Documentamos alguns dos momentos de cultura e lazer vividos na nossa biblioteca

quinta-feira, 22 de outubro de 2009





Isabel Alçada é a nova ministra da Educação e terá como principal missão apaziguar as relações entre o Governo e os professores, depois da reforma do sistema de educação ter gerado manifestações e muita polémica.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

11 de Outubro "DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE"

EXPOSIÇÃO








Comemoração do "DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE": 11 de Outubro












Notícia 2 : OUTUBRO Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O Logo do Mês Internacional da Biblioteca Escolar foi redesenhado por Peter Rugendyke, da Austrália"Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar"
Em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a IASL criou o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" que será celebrado no mês de Outubro de cada ano.A alteração para Mês Internacional da Bibliotecas Escolar foi aprovada pelo Comité da IASL em Dezembro de 2007.

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares.James Henri, President da IASL, afirmou "O Dia Internacional da Biblioteca Escolar terá outra dimensão. De facto, torna-se no Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Isto significa que se pode escolher o dia, a semana ou mesmo todo o mês com actividades dedicadas à biblioteca escolar e a toda a comunidade."
in RBE
Outubro - mês da literacia da informação nos Estados Unidos

A BECRE FERNANDO NAMORA decidiu comemorar o dia INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES a 21 de Outubro de 2009 por ser o dia do nascimento de ALFRED NOBEL o criador dos “PRÉMIOS NOBEL” uma vez que estes prémios são transversais, abrangendo todas as áreas do saber.
A BIBLIOTECA ESCOLAR é também um centro de recursos transversal, daí esta ligação a NOBEL.
Temos também que relembrar que dois portugueses, embora em áreas distintas, foram agraciados com este reconhecido prémio: o Dr. Egas Moniz, Nobel da Medicina português em 1949, pelo desenvolvimento de uma operação ao cérebro chamada lobotomia e em 9 de Outubro de 1998,o Prémio Nobel da Literatura a José Saramago "que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia, torna constantemente compreensível uma realidade fugidia".Com esta justificação, a Academia sueca destacava pela primeira vez, não só um escritor português, mas também a Língua Portuguesa. Ao contrário do que quase sempre acontece, esta escolha não foi alvo de contestação nem causou reticências por parte da crítica, facto que fez salientar a "seriedade" literária do escritor cuja obra, foi louvada pelo humanismo dos temas e pela qualidade da prosa.A nossa escolha acabou por ser afortunada com a atribuição do prémio Nobel da paz Barak Obama de quem Saramago diz que Nobel de Obama “é investimento” “O escritor José Saramago afirmou hoje que a atribuição do Nobel da Paz ao presidente norte-americano Barack Obama deverá ser tomado “como um investimento”.
“É possível que comece a dizer-se que o Prémio Nobel da Paz [a Obama] foi prematuro, mas não o é se o tomarmos como um investimento… Graças a ele talvez Obama ganhe ainda maior consciência de quanto o necessitamos”, escreveu Saramago no seu blog “O Caderno”.O laureado com o Nobel da Literatura acrescentou ainda, a propósito da atribuição do Nobel ao presidente norte-americano, que “quando uma esperança nasce há que saudá-la conforme o seu merecimento, e este parecia não ter limites”.
In” http://economico.sapo.pt/
Esta reflexão deve-se ao facto de o Presidente Norte Americano ter proclamado o mês de Outubro como o mês da literacia da informação nos Estados Unidos.

“11 de Out de 2009”
Barak Obama proclamou o mês de Outubro como o mês da literacia da informação nos Estados Unidos
Já em 1996 o Programa da Rede de Bibliotecas se referia à literacia da informação nestes termos:
O tempo encarregou-se, entretanto, de transformar o conceito de biblioteca e foi-lhe conferindo vários significados, desde local de animação ou colecção de livros, até actividade da turma (biblioteca de turma), desde mediateca até centro multifuncional de acesso à informação.
Hoje, seja qual for o nome por que são designadas, as bibliotecas escolares sobre as quais nos propomos reflectir surgem como recursos básicos do processo educativo, sendo-lhes atribuído papel central em domínios tão importantes como... (iv) a capacidade de seleccionar informação e actuar criticamente perante a quantidade e diversidade de fundos e suportes que hoje são postos à disposição das pessoas;
No mundo em que a informação e o conhecimento científico e tecnológico se produzem a um ritmo acelerado e em que é indispensável formar pessoas capazes de acompanhar a mudança, cabe às escolas e às suas bibliotecas a função essencial de criar e desenvolver nos alunos competências de informação, contribuindo assim para que os cidadãos se tornem mais conscientes, informados e participantes, e para o desenvolvimento cultural da sociedade no seu conjunto.
Nesta perspectiva, cada biblioteca deverá tornar-se um núcleo da vida da escola, atraente, acolhedor e estimulante, onde os alunos:
possam estudar e encontrar com facilidade fontes documentais, se habituem a seleccionar e gerir informação para realizarem actividades curriculares (individualmente ou em grupo, autonomamente ou com apoio docente e de técnicos especializados)
adquiram competências e autonomia no domínio da informação escrita, digital e multimédia e produzam documentos em suportes e linguagem diversificadas."
Nos princípios gerais considerava-se a informação um elemento central do currículo: "Toda a actividade curricular consiste num processo de selecção, tratamento, produção e difusão da informação tendo como principal finalidade a aquisição de um "saber escolar".

O nosso sítio foi pioneiro, em Portugal, na introdução do conceito de literacia da informação e das metodologias de acesso à informação.
Fomos precursores na formação de professores, através dos programas de formação desenvolvidos nos Centros de Formação, bem como nas acções de formação que realizámos a distância, via e-learning, nesta área.
Consideramos que a biblioteca escolar desempenha um papel crucial no desenvolvimento das competências de informação dos nossos alunos e no acesso autónomo e crítico à informação, como preparação essencial para a aprendizagem ao longo da vida.
É, por isso, que vemos com satisfação o presidente do país que pela primeira vez, em consequência do seu grau de desenvolvimento, encarou como prioritário, na área da educação, o desenvolvimento das competências de informação dos seus cidadãos, proclamar em 2009: "NOW, THEREFORE, I, BARACK OBAMA, President of the United States of America, by virtue of the authority vested in me by the Constitution and the laws of the United States, do hereby proclaim October 2009 as National Information Literacy Awareness Month. I call upon the people of the United States to recognize the important role information plays in our daily lives, and appreciate the need for a greater understanding of its impact".
In “RBE”
As nossas comemorações constarão, durante o período diurno, de uma exposição relacionada com figuras “Prémio Nobel” e no período nocturno, para além da mencionada exposição, de uma actividade proposta no projecto CNO+BECRE “LER+COMPENSA”:”CONTOS DA MINHA INFÂNCIA” – “TERTÚLIA LITERÁRIA” para a qual se solicitou previamente a colaboração dos ADULTOS e/ou FORMANDOS.
Todos em conjunto conseguiremos ir um pouco + além…

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Porquê "FERNANDO NAMORA"


Fernando Namora (1919-1989)
Escritor/Poeta/Médico
Nasceu em Condeixa onde frequentou a Escola,os seus pais chamavam-se António Mendes Namora e Albertina Gonçalves Namora. Frequentou nesta vila a Escola Primária Francisco Andrade Leitão (antiga "escola dos rapazes").
Foi Poeta, pintor, ficcionista e ensaísta, formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. Colaborou com várias publicações periódicas, como Sol Nascente, O Diabo, Seara Nova, Mundo Literário, Presença, Altitude, Revista de Portugal, Vértice , entre outras. Autor de várias colectâneas de poesia e de uma pouco conhecida obra como artista plástico, é sobretudo como ficcionista que o nome de Fernando Namora marca a literatura portuguesa contemporânea, tendo granjeado um sucesso a nível nacional e internacional que não é alheio ao facto de essas duas vocações, a de poeta e a pintor, estarem "presentes no olhar e no dizer do ficcionista." (cf. MENDES, José Manuel - Encontros com Fernando Namora , Porto, 1979, p. 93). Depois da publicação de dois romances, que reflectem a experiência universitária coimbrã, numa já segura articulação entre a análise psicológica e a atenção às determinantes sociais e históricas da conduta do indivíduo, a publicação da novela A Casa da Malta irá inscrever este autor na corrente neo-realista, opção facilitada pelo contacto com a realidade social e humana que a experiência de médico em meios rurais lhe impunha. Entre as narrativas que marcam mais visivelmente esta intenção social contam-se o célebre volume Retalhos da Vida de um Médico e as narrativas Minas de São Francisco , A Noite e a Madrugada e O Trigo e o Joio , embora Fernando Namora tenha sempre rejeitado qualquer dicotomia entre literatura de cunho social e de cunho psicológico, considerando, pelo contrário, que "a sondagem 'psicológica' e a 'sociológica' pertencem à mesma incessante tentativa de nos conhecermos, situados na circunstância que nos molda e condiciona" (id. ibi ., p. 34). Romances como O Homem Disfarçado ou Cidade Solitária situam-no já no âmbito da geração de 50, ou de uma segunda geração neo-realista, registando o influxo do existencialismo na novelística portuguesa. Em 1965, abandonou a medicina para se consagrar à literatura, tendo então aceitado o cargo de presidente do Instituto de Cultura Portuguesa, no âmbito do qual desenvolveu iniciativas de apoio aos leitorados portugueses e presidiu à publicação de uma colecção de iniciação à cultura: a "Biblioteca Breve". Convicto de que o papel do escritor deverá ser o "de consciencializar e contestar, obstando à sacralização das pessoas e das fórmulas" (id. ibi. , p. 110), a obra de Fernando Namora registou até às suas últimas produções, como constantes mais salientes, "a procura de uma íntima coerência (o rasgar das máscaras), o apelo à dignificação da existência, o apelo a tudo o que possa resgatar os humilhados e os atormentados, a descida aos abismos da solitude" (id. ibi ., p. 31).Bibliografia: Deuses e Demónios da Medicina, biografias romanceadas, Lisboa, 1952; Esboço Histórico do Neo-Realismo, Lisboa, 1961; Diálogo em Setembro, Lisboa, 1966; Os Clandestinos, Lisboa, 1972; Um Sino na Montanha, cadernos de um escritor, Lisboa, 1968; Os Adoradores do Sol, cadernos de um escritor, Mem Martins, 1971; Estamos no Vento, Amadora, 1974; A Nave de Pedra, Amadora, 1975; Cavalgada Cinzenta, Amadora, 1977; Resposta a Matilde, Amadora, 1980; Sentados na Relva, Lisboa, 1986; URSS Mal Amada Bem Amada, crónica, Venda Nova, 1986; Autobiografia, Lisboa, 1987; As Sete partidas do Mundo, Coimbra, 1938; Fogo na Noite Escura, Coimbra, 1943; Casa da Malta, novela, Coimbra, 1945; Minas de San Francisco, s/l, 1946; Retalhos da Vida de Um Médico, Lisboa, 1949; A Noite e a Madrugada, Lisboa, 1950; O Trigo e o Joio, Lisboa, 1955; O Homem Disfarçado, Lisboa, 1957; Cidade Solitária, Lisboa, 1959; Domingo à Tarde, Lisboa, 1961; Retalhos da Vida de um Médico, 2.ª série, Lisboa, 1963; Rio Triste, Lisboa, 1982; Relevos, s/l, 1937; Mar de Sargaços, s/l, 1939; Terra, poema, Coimbra, 1941; As Frias Madrugadas, Lisboa, 1959; Marketing, poesia, Lisboa, 1969; Nome Para uma Casa, poesia, Lisboa, 1984
in www.infopedia.pt/$fernando-namora

Outubro:Mês Mundial das Bibliotecas Escolares IASL

O Iasl (International Association of School Librarianship) considera Outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. esta decisão foi aprovada pelo Conselho de IASL em Dezembro de 2007. O anúncio foi feito pelo coordenador, Rick Mullholland do Canadá - "No início de Janeiro de 2008, o executivo da IASL, mediante recomendação do Comité Internacional Biblioteca Escolar Dia, aprovou a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para Mês Internacional da Biblioteca Escolar eficaz Outubro de 2008. Essa mudança cooincide com o décimo aniversário da IASL celebrando bibliotecas escolares. O Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis de bibliotecas escolares em todo o mundo escolher um dia de Outubro que melhor se adapta à sua situação específica, a fim de celebrar a importância das bibliotecas escolares ".
Assim, e fazendo um percurso interdisciplinar, (uma vez que a BECRE pretende que o seu papel seja de relevante importância no que diz respeito, não só no apoio às aprendizagens, como também no desenvolvimento de competências), decidiu-se que no próximo dia 21 de Outubro, dia do nascimento de Alfred Nobel se celebrará o "Dia Mundial das Bibliotecas Escolares".
A BECRE Fernando Namora pede a colaboração de toda a comunidade escolar para a consecução desta efeméride.